Pesquisar este blog

Dicas de como cuidar de seu animal


Você acaba de adquirir um filhote, fofo, muito simpático, mas não tem a menor idéia de como cuidar dele. E agora? Mantenha a calma, leia as dicas a seguir e você verá que não é tão difícil quanto parece.

Como alimentar
Filhotes podem e devem tomar banho. É claro que alguns cuidados são necessários. A freqüência dos banhos dependerá da necessidade de cada raça de acordo com o tipo de pelagem. Siga as dicas a seguir, e mãos a obra!
Filhotes após o desmame devem comer ração para filhotes até 1 ano de vida. Existem várias marcas no mercado com preços variados, mas procure, de preferência por uma ração de boa qualidade. O que diferencia as marcas de rações é a qualidade da matéria-prima utilizada na sua produção. Uma boa ração, dispensa a suplementação de vitaminas e cálcio, pois ela já é balanceada atendendo às necessidades de crescimento do seu novo mascote.
Os fabricantes costumam indicar no verso das embalagens, a quantidade diária ideal de ração de acordo com a idade e a raça do animal. Caso não venha um medidor, convém pesar esta quantidade numa balança de cozinha. Isso fará com que você ofereça a quantidade exata de ração. Às vezes pode parecer pouco, mas é exatamente o que ele precisa para crescer ativo e saudável.
No começo, a ração deve ser oferecida de 4 a 5 vezes ao dia em pequenas quantidades e conforme o filhote for crescendo o número de refeições vai diminuindo. A partir de 1 ano de vida, quando já é considerado adulto, ele passa a comer apenas 2 vezes ao dia.
Atenção ao tamanho do pelet (grão da ração), existem tamanhos variados para filhotes de raças grandes ou pequenas. O grão da ração adequado ao tamanho do seu filhote facilita a apreensão e mastigação do alimento.
Caso o filhote não aceite a ração, insista! Evite acostumá-lo com outros alimentos. Misturar a ração seca a uma ração úmida pode ser uma boa saída para tornar a ração mais apetitosa, mas o ideal é que ele coma apenas a ração seca.
Caso decida mudar de ração, faça de forma gradativa. Misture a ração antiga com a nova, vá diminuindo aos poucos a antiga, até que ofereça apenas a nova marca. Isso evitará que o animal tenha diarréia ou outra alteração nas fezes.
Como dar banho

• Escolha um dia quente para o banho;
• Dê preferência a um local sem correntes de ar;
• Deixe tudo que vai precisar (xampu, toalhas, escova-de dentes, secador, escova-de-pêlos, etc...) próximo ao local onde será o banho. Isso evitará que você deixe o animal molhado para buscar algo.
• Proteja os ouvidos do cão com algodão para não entrar água evitando desta forma as otites;
• Mantenha o cão preso, para que não tenha que sair correndo pela casa atrás de um cão ensaboado;
• Use xampus e sabonetes com pH neutro, ou próprio para filhotes;morna;
• Aproveite o momento do banho para fazer também a higiene bucal;
• Enxágüe bem o cão para não deixar resíduo do sabonete ou xampu;
• Seque bem, principalmente filhotes. Se necessário, utilize um secador em temperatura média.
Procure escovar diariamente o seu animal. A escovação ajuda na remoção de pêlos mortos, sujeira, e ajuda a verificar a existência de parasitas como pulgas e carrapatos.
Em animais de pêlos longos, a primeira tosa deve ser feita a partir do quarto mês de vida.
Atenção: o filhote só poderá freqüentar o banho e tosa depois de terminado o esquema vacinal. Ele não deve ter contato com outros animais cujas condições imunológicas são desconhecidas.
Prevenção de vermes
Os filhotes devem ser vermifugados a partir de 30 dias de vida. Recomendam-se duas doses do vermífugo com intervalo de 15 dias entre elas. Existem vários laboratórios fabricantes de anti-helmínticos para cães, mas o ideal é que se faça um exame de fezes antes para escolher o mais adequado.
Em áreas litorâneas existe a ocorrência da dirofilariose. Trata-se de um parasita transmitido por um inseto, que se aloja nas câmaras cardíacas. Se você pretende levar o seu filhote à praia, solicite ao Veterinário a prevenção adequada para esta doença.
Cães e Gatos hoje em dia praticamente fazem parte da família, muitos vivem dentro de casa em contato direto com as pessoas, principalmente com crianças. É muito importante que além do cuidado com a higiene, haja também um cuidado especial com a saúde dos animais. A principal forma de evitar doenças em cães e gatos é através da vacinação.
Quando filhotes, cães e gatos, devem ser vacinados mensalmente após o desmame, no segundo mês de vida. A partir do término deste esquema, o reforço deverá ser anual.
Atenção! Enquanto seu filhote não estiver com todas as vacinas em dia ele não deverá sair de casa, e tome cuidado para que ele só tenha contato com animais saudáveis.
Quando vacinar?
Esta é o cuidado mais importante com o seu filhote. Existem muitas doenças graves que podem ser evitadas através da vacinação. Os filhotes podem ser vacinados a partir de 45 dias de vida e só devem passear na rua após terem tomado todas as vacinas. Apenas o Médico Veterinário está habilitado para escolher o esquema vacinal mais adequado para o seu amigo.

Vacinação em cães e gatos
Para bem estar de todos, vacine seu animal.
Cães e Gatos hoje em dia praticamente fazem parte da família, muitos vivem dentro de casa em contato direto com as pessoas, principalmente com crianças. É muito importante que além do cuidado com a higiene, haja também um cuidado especial com a saúde dos animais. A principal forma de evitar doenças em cães e gatos é através da vacinação.
Quando filhotes, cães e gatos, devem ser vacinados mensalmente após o desmame, no segundo mês de vida. A partir do término deste esquema, o reforço deverá ser anual.
Atenção! Enquanto seu filhote não estiver com todas as vacinas em dia ele não deverá sair de casa, e tome cuidado para que ele só tenha contato com animais saudáveis.
Exemplo do esquema Vacinal de Cães:45 dias de vida
Primeira dose V8 ou V10
65 dias de vida
Segunda dose V8 ou V10
95 dias de vida Terceira dose V8 ou V10 + Anti- Rábica
A vacinação dos cães protege contra diversas doenças: Cinomose, Hepatite Infecciosa, Leptospirose (4 diferentes sorovares), Parainfluenza, Coronavirose, Parvovirose e Raiva.
O reforço vacinal é feito anualmente.

                                                            Necessidades no lugar certo

Talvez o comportamento mais desejável para um cão é este: Que ele faça suas necessidades no local correto. Considero este o principal comportamento de um cão adestrado e educado. É bom para ele e para o dono...
Você pode ensinar isto para o seu cãozinho logo quando ele chegar em casa, aos 45 dias de vida. Normalmente eles aprendem bem rápido.

Como ensinar um filhote a fazer as necessidades no jornal:Prepare o cantinho onde ele irá dormir, se alimentar e etc. Fiz um desenho para ilustrar a melhor maneira de dispor a cama, potinhos e jornal:


É instinto do cão fazer as necessidades longe de onde ele dorme e come, então as chances de ele fazer no jornal são grandes. Se ele acertar de primeira, elogie e lhe dê um petisco. Depois coloque uma folha de jornal limpa por cima da suja com o xixi. Se for cocô, obviamente é necessário retirar o jornal sujo.........
Provavelmente ele irá sempre fazer as necessidades no mesmo local, porém não esqueça de deixar uma folha com um pouquinho de xixi por baixo das outras, e deixar o local sempre limpo. Você pode começar colocando jornal em uma área grande, e depois ir diminuindo o espaço do “banheiro”.
Agora, se o filhote não acertou o local que você preparou, esfregue o jornal no xixi dele, e coloque por baixo de outras folhas de jornal limpas. Fique observando se da próxima vez ele irá fazer certo. Se ele acertar, elogie muito e dê um petisco. Se ele errar de novo, diga NÃO e o leve imediatamente para cima do jornal.
Se o cão for adulto:Faça a mesma operação acima, para o filhote que não acertou. Lembre-se de deixar o jornal longe da comida e caminha.
OBS: Se você deseja que o cachorro faça as necessidades em determinado ponto do terreno onde mora, a tarefa fica um pouquinho mais complicada. Mais a idéia é a mesma, colocando jornais com cheiro de xixi no local. Depois de um tempo você pode ir retirando o jornal, pouco a pouco, até não colocar mais nenhum.
Bons treinos!

Curiosidade animal

 
Correspondência da idade do cão com a idade do homem, considerando o peso do cão.


Idade do Cão /         Peso 1 a 10 KG        11 a 25 KG          26 a 80 KG
6 Meses                     17 Anos                  12 Anos                 6 Anos
12 Meses                   22 Anos                  20 Anos               12 Anos
18 Meses                   25 Anos                  23 Anos               16 Anos
02 Anos                      27 Anos                  39 Anos               22 Anos
04 Anos                      29 Anos                  51 Anos                  0 Anos
06 Anos                      36 Anos                  63 Anos               55 Anos
08 Anos                      46 Anos                  75 Anos               75 Anos
10 Anos                      55 Anos                  85 Anos               94 Anos
12 Anos                      62 Anos                  95 Anos
14 Anos                      68 Anos
16 Anos                      76 Anos
18 Anos                      87 Anos
20 Anos                      99 Anos
Evite Alimentos
Quando for viajar ou sair de carro com o seu cão evite dar alimento algumas horas antes para que não ocorra vômito.
Troca de Ração
Ao trocar de marca de ração, faça uso de um probiótico e introduza a nova ração gradativamente para que o animal vá se acostumando e não acha rejeição.
Caminhadas
No calor, evite passear nos horários mais quentes e deixe agua fresca á vontade para o seu animalzinho.
Você sabia ....
... que 95% da imunização de cachorros filhotes vêm do colostro, o primeiro leite produzido pela mães logo após o nascimento?
... que a cadela pode gerar filhotes de pais diferentes em uma mesma gestação, quando é coberta por mais de um cão.
... que cães ficam sempre com a língua para fora porque transpiram por ela? E que isso acontece porque eles não possuem muitas glândulas sudoríparas?
... que os gatos conseguem enxergar coisas que os seres humanos não conseguem devido à sensibilidade de suas pupilas a raios ultravioletas?